quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Pequenas mudanças, grandes resultados!


Hoje vou listar alguns alimentos que devemos e conseguimos evitar no dia-a-dia sem sofrimento. Aqui em casa eu sigo rigorosamente essas recomendações e dá super certo!  Se a sua família tem o hábito de consumir esses alimentos, faça uma mudança gradual, comece aos poucos e quando você perceber já estará seguindo uma alimentação muito mais saudável e nutritiva, com benefícios para a família toda! Vamos lá:

 -        Sal

Não é pra abolir o sal da alimentação, mas é possível diminuir a quantidade no preparo das refeições. Faça um teste! Reduza a quantidade e substitua por temperos naturais como salsa, cebolinha, alecrim, tomilho, cebola, alho, manjericão.
 

-          Salgadinhos

                  Snacks de pacote são ricos em gorduras, aditivos químicos e sódio. Péssimo alimento e que as crianças costumam adorar. Por isso, não apresente esses alimentos para elas! Não tenha em casa, não deixe os avós ou tios comprarem, explicando o motivo do seu suposto  “radicalismo”. Um dia as crianças terão contato com esse alimento, principalmente na escola, mas vamos tentar adiar o máximo possível . Uma boa opção pra subsituir é pipoca feita em casa! Uma delícia e muito mais saudável!

-          Temperos industrializados

Caldos em tabletes e temperos prontos em pó são ricos em gorduras e sódio. Muito melhor abusar dos temperos naturais, os mesmos que mencionei ali em cima.

-          Embutidos

Salsichas, linguiças, salames...Contém excesso de gordura saturada, sódio e conservantes.  É sempre melhor comprar a carne, temperar  e preparar em casa. Preparar uma carne moída com muita salsinha e tão prático quanto fazer salsicha com molho e muito mais saudável. Grelhar um peixe é tão fácil quanto assar uma linguiça, etc...
 

-          Açúcar

Nesse item muita gente vai começar a achar que fiquei louca! Afinal, como viver sem açúcar?? Assim como o sal, não precisamos eliminar da alimentação, mas é possível reduzir o consumo. Substitua o doce por uma fruta com mel, tente controlar o consumo de chocolates, achocolatados, diminua a quantidade de açúcar nos sucos, café, chás. Com o tempo, o paladar se adapta e você vai se acostumar com os alimentos um pouco menos doces.
 

 -         Refrigerantes

 O meu conselho é: não tenha em casa! Reserve o consumo de refrigerantes para as festas ou outro evento social. Essas bebidas são ricas em açúcar, aditivos químicos e sódio, contribuindo para o excesso de peso e todas as suas consequências, além de não serem recomendados para os  hipertensos pela grande quantidade de sódio que possuem.  Substitua pelo suco natural ou de polpa. Tá, não é tão prático quando abrir uma garrafa de refri, mas acredito que precisamos dispor de alguns minutos quando o assunto é saúde. Em último caso, se estiver totalmente sem tempo, opte pelo suco de caixa, que tem pouca fruta e muito açúcar, mas mesmo assim é uma opção melhor que o refrigerante.
 

       Esses são alguns exemplos de alimentos que em excesso podem prejudicar a saúde e nós conseguimos viver muito bem sem eles ou diminuindo o seu consumo. Fazendo essas mudanças, você já vai obter inúmeros benefícios!  Lembrando que o hábito alimentar é formado na infância, portanto se você tem criança em casa, mais um motivo para se animar e iniciar essas mudanças!

2 comentários:

  1. Adoro sucos naturais e estou abolindo o refri. Diminuí o sal, o açúcar e estou comendo muita fruta e legumes. Minha alimentação até que é saudável, né filha?
    Seu post ficou muito bom. Parabéns!
    Bjssssss,
    Marlene

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Mãe, sua alimentação está muito melhor e me orgulho muito de você por ter conseguido mudar tanto!

      Bjosssss

      Excluir